As vendas de Páscoa, em todo o país, recuaram 0,3% no varejo, quando comparadas ao mesmo período de 2014, segundo dados da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). O resultado negativo é o primeiro da série histórica, que teve início em 2008. No ano passado, as vendas no comércio para esta data superaram em 2,4% as de 2013. A festividade funcionou como um termômetro em relação ao quanto os consumidores estão dispostos a frear gastos, já que a data é, historicamente, a segunda melhor para o setor supermercadista, atrás apenas do Natal.
O movimento das vendas na Páscoa segue a tendência do varejo geral e antecipa um ano de menor crescimento para o comércio. Diante do cenário econômico incerto, do desaquecimento no mercado de trabalho e da perda do poder aquisitivo, uma retomada de confiança dos consumidores ainda parece distante para movimentar a economia. O cálculo do volume de vendas para a Páscoa foi baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional.
(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM