O Carrefour no Brasil apresentou faturamento bruto de R$ 37,9 bilhões em suas 258 lojas no Brasil e ocupa, então, a primeira posição entre os supermercadistas, superando, novamente, o varejo alimentar do Grupo Pão de Açúcar, representado pelas marcas Extra, Pão de Açúcar e o atacado Assaí, e que apresentou receita de R$ 34,741 bilhões.

O valor de faturamento bruto do Carrefour Brasil foi divulgado em ranking da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Pelo ranking, porém, o GPA aparece na primeira colocação, com 2.143 lojas e um faturamento bruto de R$ 72,3 bilhões. No entanto, esse valor inclui as operações não-alimentares, de varejo eletroeletrônico, como a Via Varejo e Cnova. Excluindo essas operações, o Carrefour passa a primeiro colocado.

O ranking ainda traz o Wal-mart Brasil na terceira colocação, com R$ 29,6 bilhões em faturamento bruto em 2014 e 544 lojas. O Cencosud, por sua vez, aparece na quarta posição, com 220 lojas no País e faturamento de R$ 9,7 bilhões. Em seguida, aparece o Zaffari, com 30 lojas e R$ 4,2 bilhões de faturamento, como é possível verificar no quadro abaixo.

É importante ressaltar que a Abras não faz distinção entre as demais operações das companhias, considerando os varejos eletroeletrônico das empresas e também o atacado.

(Por NoVarejo – Escrito por  Camila Mendonça) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM