A Dufry, líder global em varejo de viagem, anunciou acordo para compra do controle da italiana World Duty Free (WDF) em uma transação que avalia a empresa em € 3,6 bilhões. O acordo cria um gigante no setor de duty free com faturamento conjunto de mais de € 6 bilhões.

A rede suíça vai adquirir a participação de 50,1% detida pela holding Edizione, da família Benetton, no capital da WDF. O preço acertado foi de € 10,25 por ação. De acordo com comunicado divulgado no sábado, a empresa irá detalhar hoje a transação. Já adianta, contudo, que a compra do controle levará a uma oferta pelas ações dos minoritários em circulação.

Com a compra da World Duty Free, que tem 550 pontos de venda, a Dufry passará a ter mais de 2 mil lojas espalhadas pelo mundo. A revendedora italiana havia crescido 15,8% no ano passado, com a receita consolidada atingindo € 2,4 bilhões. Seu resultado operacional medido pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou, em valores ajustados, € 289 milhões em 2014, registrando alta de 5,2% ante 2013.

A família Benetton já dava sinais de que estava disposta a abrir mão do controle da WDF, em virtude do aumento nos custos das concessões aeroportuárias. A transação também tem como objetivo dar maior poder de barganha à companhia junto a fornecedores.

A Dufry, com sede na Basileia, emprega cerca de 20 mil pessoas e atua em mais de 60 países ao redor do mundo. A rede suíça opera mais de 1.650 lojas localizadas em aeroportos, navios de cruzeiro, portos e outros locais turísticos. A companhia informou que vai financiar a aquisição por meio de uma combinação de dívida e capital próprio.

A compra da WDF é a segunda grande aquisição de uma companhia italiana em menos de uma semana. Na segunda-feira, a chinesa ChemChina anunciou a compra do controle da Pirelli numa transação que avalia a fabricante de pneus em € 7,1 bilhões.

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM