Os minimercados e o atacarejo foram os modelos que mais se destacaram em 2014, segundo pesquisa da Nielsen apresentada ontem (26) durante evento da Neogrid, empresa de tecnologia. Para a pesquisa, a consultoria considerou uma cesta de 140 itens.

O estudo mostrou que a venda média por loja cresceu 7,4% nos minimercados no ano passado, com compra de 24 itens a mais que a cesta de 2013. Já o atacarejo, também conhecido como cash&carry, atraiu 1,4 milhões de novos lares no ano passado e cresceu 10% no mesmo período. Ao todo, esse modelo inaugurou 47 operações.

Segundo Mario Ruddiero, diretor de Novos Negócios da Nielsen Brasil, o cenário econômico tem forçado os consumidores a voltar a fazer as compras de abastecimento. “O atacarejo tem feito o papel que o hipermercado fazia na década da hiperinflação”, disse.

De fato cresceu a importância do canal entre os consumidores. De 2013 para 2014, essa importância passou de 53% para 62%.

Novos hábitos
Ao contrário dos últimos anos, em 2014 quem sustentou o consumo do País foram as classes A e B. A participação desse segmento no aumento das compras da cesta de 140 itens avaliados pela Nielsen foi de 60% no ano passado, frente aos 33% da classe C e 7% das classes D e E.

De maneira geral, o estudo mostrou uma tendência cada vez mais visível no varejo: o consumidor está comprando em mais canais. Em 2006, o consumidor utilizou cerca de 3,1 canais em média. Em 2014, esse número passou a 4,5 canais.

Boa parte desses novos canais é digital, uma vez que se percebeu uma queda no número de idas ao ponto de venda, de 4,7% entre 2006 e 2014. O ticket médio, por outro lado, aumentou 5,6% no período.

(Por NoVarejo – Escrito por  Camila Mendonça) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM