A projeção para março é de um crescimento real de 6,36% nas vendas, em relação ao mesmo período de 2014, conforme divulgou o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas – Instituto de Desenvolvimento do Varejo).
Para abril e maio as projeções de crescimento são de 7,57% e 5,98%, respectivamente, acima das previsões do mercado. Uma das hipóteses é que os associados mantiveram os seus orçamentos, apesar do cenário macroeconômico deteriorado.
Não duráveis
O segmento de bens não duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice e perfumaria, apresentou retração de 3,43% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2014. O valor ficou abaixo da média do IAV, que foi de 2,28% negativos.
Em relação a março, a expectativa para o segmento é de uma recuperação nas vendas, com evolução de 5,3%, impactado principalmente pelo “efeito-calendário”. Já para abril, a previsão de aumento é de 11,2%, e em maio, 9,5%.
Fevereiro
Em fevereiro, houve retração de 2,2% nas vendas do varejo, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A mudança do Carnaval deste ano para fevereiro (ao contrário de 2014, quando foi em março) afetou a base de comparação devido à menor quantidade de dias úteis nesse mês.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM