No quarto trimestre de 2014 a Apple alcançou pela primeira vez a liderança no mercado chinês de smartphones, com base em unidades distribuídas ao varejo daquele país.
A empresa norte-americana superou a local Xiaomi, que ficou em segundo lugar. E a Samsung caiu para a terceira colocação, seguida pela Huawei.
A estimativa é da consultoria Canalys e foi divulgada nesta terça-feira, horas antes do balanço oficial da Apple.
Os números exatos de market share do mercado chinês serão apresentados em um relatório da Canalys na semana que vem.
A liderança reflete o sucesso do iPhone 6 e 6 Plus, modelos cujas telas maiores agradaram o público chinês.
Outros fatores que contribuíram a favor da Apple foram o bom desempenho das redes 4G na China e o combate à indústria de celulares piratas, destaca a Canalys.
O que mais chama a atenção é o fato de o preço médio do iPhone ser cerca de duas vezes maior que aquele dos seus concorrentes diretos na China.
(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM