Junto com o IVC 30, indicador que mede o fluxo de clientes lançado ontem (2/12) pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) e pela Virtual Gate, foi iniciado também o ICV Saz, que fará a mesma pesquisa, mas nas datas sazonais do varejo. A primeira análise foi sobre a Black Friday, que, nos 1.200 pontos de venda analisados, teve crescimento de 46% na movimentação de consumidores sobre a mesma data no ano passado.

O número não reflete o aumento exato nas vendas, já que, na Black Friday, muitos estoques se esgotaram e consumidores saíram das lojas sem levar nada. Mas, ainda assim, para Eduardo Terra, presidente da SBVC, o aumento da procura pelos consumidores mostra que a data já deve estar no calendário do varejista para os próximos anos.

“Se antes a ação ficava mais restrita ao comércio eletrônico, agora o consumidor adotou a Black Friday como data importante para ir às lojas físicas”, afirma Terra. Ele alertou os lojistas a terem cuidado com a ruptura nas próximas edições, para que o fluxo grande de clientes se converta, efetivamente, em compras.

A procura dos consumidores não se restringiu à sexta-feira do dia de promoção. A quinta anterior também teve crescimento no fluxo, de 4%, assim como o sábado, com alta de 14% sobre datas semelhantes de 2013. Isso pode indicar ações entendidas para todo o final de semana nos próximos anos.

A próxima divulgação do ICV Saz medirá a movimentação de consumidores no Natal. “Ainda não sabemos se a Black Friday está se antecipando ou dividindo o Natal, mas já sinaliza uma recuperação”, destaca Eduardo Terra.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM