Na quarta edição no Brasil, a Black Friday, tradição importada dos Estados Unidos de concentrar grandes descontos em um único dia, e que costumava ficar concentrada entre varejistas de bens duráveis, vem ganhando adesão dos supermercados. Grandes redes, como o Walmart, e regionais, como o Lopes Supermercados, já anunciaram ações para essa sexta-feira (28/11).
O Walmart Brasil terá descontos entre 40% e 70% não apenas em eletrônicos, mas também em bebidas, higiene e beleza, totalizando mais de 500 itens em promoção. “Queremos garantir os mesmos itens dos anos anteriores em faixas de tíquete médio mais alto, mas também itens de tíquete mais baixo”, comentou Patrícia Alves Nina, vice-presidente comercial da companhia.
A rede espera que seu faturamento na data, considerando apenas lojas físicas, cresça 10% sobre 2013. Em 2013, houve 20% de alta nas vendas. “É um índice menor porque estamos falando de crescimento sobre crescimento”, justifica Patrícia.
A iniciativa também já está presente nas redes regionais que não trabalham com bens duráveis. A Lopes Supermercados, com 27 unidades na Grande São Paulo, participa da Black Friday pela primeira vez em 2014 com descontos em até 70%. Os clientes que possuem o cartão próprio da rede ganhará ainda condições especiais de financiamento.
“Serão 16 horas de ofertas com as lojas estarão abertas a partir das 6 da manhã”, afirma a empresa. O supermercado espera que a participação na Black Friday aumente a receita em 200% sobre a mesma data do ano passado, quando não estava na iniciativa.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM