A credenciadora de máquinas de pagamentos quer substituir, aos poucos, o chip do cartão de crédito pelo do smartphone na área de pagamentos móveis. No Brasil, a empresa já tem 1,5 milhão de terminais de venda que operam com o NFC (sigla em inglês para tecnologia de comunicação por aproximação), e deve aumentar o número em 2015.
Bancos como Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal desenvolveram, em parceria com a empresa e operadoras de telefonia móvel, sistemas de pagamento com uso do NFC em smartphones. Nessa tecnologia, o cliente só precisa aproximar seu aparelho da máquina credenciadora, e autenticar o pagamento com alguma informação que varia dependendo do banco.
“O Brasil é um dos mercados que mais têm entusiasmo por tecnologia e vemos os negócios avançando tremendamente”, disse Ed McLaughlin, diretor de pagamentos emergentes da Mastercard, em visita ao País na semana passada. Ele destacou a crescente demanda por dispositivos móveis e o avanço das compras online no Brasil.
Nos Estados Unidos, a Mastercard fechou novo acordo com a Apple, para que os usuários de iPhone tenham essa facilidade em um ambiente seguro. Para não deixar os dados dos cartões vísiveis, a Apple armazena os dados de clientes em um chip no iPhone. O código é ativado quando um pagamento é processado e impede que as informações bancárias sejam compartilhadas com varejistas. Na loja, ao aproximar o aparelho de um leitor, a transação é autenticada pela impressão digital.
“O pagamento por celular não vai substituir hábitos anteriores, mas trazer novas possibilidades”, diz McLaughlin. Segundo ele, a mudança será comandada pela melhora da experiência do consumidor. O executivo espera que com mais brasileiros com acesso à internet, os negócios continuem a crescer.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM