O Dia das Crianças trouxe um resultado além do esperado para o comércio eletrônico brasileiro, segundo a E-bit, empresa especialista em pesquisas nesse mercado. A data movimentou R$ 1,342 bilhão nas vendas pela internet, o que representa um crescimento nominal de 16% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o faturamento chegou a R$ 1,154 bilhão.
No período de 28 de setembro até 11 de outubro foram feitos 3,97 milhões de pedidos pela Internet. O tíquete médio dos consumidores, porém, ficou um pouco abaixo do ano passado, em R$ 337,56, ante R$ 393,77 em 2013.
A categoria que teve o maior número de pedidos foi “Cosméticos e Perfumaria/Saúde” (16%), seguida de “Moda e Acessórios” (14%), “Eletrodomésticos” (10%), “Telefonia/Celulares” (8%) e “Informática” (7%).
“A cada ano, os consumidores se mostram mais confiantes em pesquisar produtos na Internet, buscando também os melhores preços”, afirma Pedro Guasti, diretor executivo da E-bit, explicando a alta nas vendas e o tíquete médio mais baixo. Ele lembra que o resultado positivo gera otimismo o último trimestre do ano, que, com Black Friday e Natal, são o de maior faturamento no ano para o comércio eletrônico.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM