É o que aponta uma pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo) com as Câmaras de Dirigentes Lojistas da capital e interior. Em todo o Estado, a expectativa de crescimento das vendas para a data é de 3% a 5%.

Os lojistas esperam também um ticket médio de R$ 110,00 na compra de presentes. Os produtos mais procurados, segundo eles, devem ser equipamentos eletrônicos e brinquedos.

A Região do ABC tem as melhores previsões, estimando alta de até 5%. Em Santos, espera-se crescimento de apenas 2% em relação a 2013. A região de Campinas fica no meio do caminho, esperando algo entre 3% e 5%.

A previsão de crescimento tímido tem base no momento incerto da economia do País. “O período de recessão teve reflexo imediato no varejo, que já sofre uma desaceleração nas vendas há quatro meses. Os principais fatores são a alta da inflação, falta de crédito e geração de empregos em baixa, o que tem deixado o consumidor inseguro para as compras neste semestre”, afirma Mauricio Stainoff, presidente da FCDLESP.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM