Supermercados e farmácias não têm conseguido repor com facilidade o lenço demaquilante Neutrogena, lançado no mercado há apenas cinco meses. A produção estimada pela fabricante Johnson & Johnson não tem conseguido atender a demanda, segundo a própria empresa.

Agora, a fornecedora corre para acelerar a capacidade produtiva e elevar a distribuição por canais. O produto já detém 22,8% de market share, conforme as três últimas leituras da Nielsen, e já se tornou a segunda marca da categoria. “É o produto mais requisitado na Central de Relacionamento com o Cliente”, afirma Leonardo Curado, diretor de desenvolvimento de clientes.  Segundo ele, a categoria pode garantir uma margem acima de 35%.

A alta procura por um produto premium, num momento em que o consumidor tende a controlar despesas, confirma estudos sobre a importância da beleza para o público brasileiro. Segundo levantamento da Abihpec, associação que reúne as indústrias de higiene e beleza, os produtos para pele saíram da sétima para a quinta posição em vendas entre os segmentos desse setor, entre 2008 e 2013.

Embora os demaquilantes ainda tenham uma participação pequena em número de usuários (apenas 1%), a Abihpec acredita que eles avançarão a cada ano, como outros produtos, graças ao interesse crescente da consumidora e à inovação nos lançamentos.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM