De acordo com levantamento da consultoria PwC (PricewaterhouseCoopers), foram 88 operações de fusão e aquisição no mês de agosto, o que representou um crescimento de 33% em relação ao mesmo mês de 2013. O número significou uma retomada desse mercado, invertendo a queda registrada nos períodos de junho e julho, quando foi realizada a Copa do Mundo no Brasil.

Nos oito primeiros meses do ano, o número de fusões e aquisições chegou a 549, avanço de 3,8% em relação ao acumulado de janeiro a agosto de 2013. O varejo contribuiu com 49 transações, ficando atrás de tecnologia da informação (89 transações), serviços auxiliares (55), e setor financeiro (52).

“Apesar de o cenário econômico apresentar deterioração, o número de fusões e aquisições não caiu, como se viu em outros países”, afirmou Rogerio Gollo, sócio da PwC. “Isso revela a confiança de investidores em relação ao potencial do país no longo prazo”, destacou.

Para o ano completo, a PwC prevê que o total de fusões e aquisições supere 800 operações, mantendo o nível de 2013, de 811 negócios. Gollo considera que o setor de tecnologia da informação manterá a liderança, mas citou também o varejo e os segmentos de serviços de saúde como mercados com potencial. “O setor de alimentos também pode ser pressionado a fazer fusões e aquisições devido à dificuldade que as empresas enfrentam para ampliar suas margens de lucro”, afirmou Gollo.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM