A H&M, segunda maior varejista de moda do planeta, disse nesta manhã que seus lucros líquidos no terceiro trimestre do ano tiveram um crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2013, para US$ 740 milhões. Com isso, nos primeiros nove meses de 2014 os resultados da empresa avançaram 19% na comparação anual. As vendas da empresa subiram 21% no terceiro trimestre, excluindo variações cambiais, para US$ 2,03 bilhões.
Segundo a empresa, o início das vendas online na Itália, Espanha e China no mês de agosto impulsionaram as vendas, ao lado da forte demanda pelas marcas próprias da companhia. A empresa entrou neste ano em quatro novos mercados e abrirá sites em 2015 em oito a dez países. “Nossas lojas online são um complemento muito importante às lojas físicas, pois nos permitem ampliar o nível de serviço e a oferta de produtos aos clientes”, afirma Karl-Johan Persson, CEO da varejista.
Neste ano, a H&M pretende inaugurar 375 lojas, além de abrir suas primeiras lojas nas Filipinas. O início das operações na Índia, previsto para este trimestre, foi adiado para 2015, quando também serão abertas as primeiras unidades na África do Sul, Peru, Taiwan e Macau. Para o Brasil, havia a expectativa de chegada ainda em 2014, mas a companhia permanece calada sobre o assunto.
(Por No Varejo – Escrito por Renato Müller) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM