A gigante belgo-brasileira das cervejas Anheuser-Busch InBev NV está em negociações com bancos sobre o financiamento do que pode ser um negócio de US$ 122 bilhões para comprar a sua concorrente global SABMiller PLC, segundo pessoas a par do assunto.

Rumores sobre uma fusão entre as duas maiores fabricantes de cerveja do mundo circulam há anos, mas o ressurgimento de uma onda de megafusões globais este ano reacendeu as especulações sobre um possível acordo. A AB InBev não está em negociação ativa com a SABMiller, disseram as pessoas a par das conversas, explicando que a empresa está esperando alinhavar o financiamento antes de fazer uma aproximação formal.

O valor do acordo deverá ultrapassar de longe os US$ 52 bilhões que a InBev investiu na aquisição da Anheuser-Busch em 2008, o maior negócio já registrado nesse setor.

A notícia das negociações sobre o financiamento surgiu na esteira de uma tentativa da própria SABMiller de adquirir a fabricante holandesa de cerveja Heineken NV. A aproximação foi rejeitada pela família controladora da Heineken, informou a empresa no domingo. Mas a cervejaria britânica não desanimou com a rejeição inicial da Heineken e está considerando outra oferta, segundo pessoas a par do assunto.

 

A AB InBev tinha uma fatia de quase 20% do mercado global de cerveja em 2013, segundo a Euromonitor. A SABMiller estava atrás, com uma participação de 9,6%, e a Heineken aparece em terceiro, com 9,3% do mercado.

Embora uma fusão entre as duas maiores cervejarias do mundo concentraria o controle de quase 35% da oferta global de cerveja em apenas uma companhia, analistas dizem que as potenciais barreiras antitruste não são intransponíveis. A AB InBev provavelmente teria que vender a participação da SABMiller em duas joint ventures, a MillerCoors, nos Estados Unidos, e a CR Snow, na China.

A compra da SABMiller catapultaria a AB InBev para a posição de liderança em mercados como a Colômbia e o Peru, assim como em muitos países africanos, onde a empresa que fabrica marcas como a Brahma, a Budweiser e a Stella Artois tem hoje pouca presença.

A AB InBev acumula um histórico de remodelar o setor cervejeiro através de aquisições de grande escala. Em 2004, a brasileira Ambev e a belga Interbrew se fundiram para criar a maior fabricante de cerveja do mundo em volume. Quatro anos mais tarde, a nova companhia comprou a Anheuser-Busch e se tornou a AB InBev.

A empresa tem pago de forma estável a dívida que fez para sua grande aquisição mais recente — a compra da metade que ainda não possuía da cervejaria mexicana Grupo Modelo —, completada em 2013.

Com seu fluxo de caixa cada vez mais livre, os observadores do setor dizem que a AB InBev está pronta para sua próxima grande aquisição. “É a primeira vez em alguns anos que o balanço financeiro da empresa está em ordem”, diz Kris Kippers, analista da KBC em Bruxelas.

A AB Inbev vinha recentemente se concentrando no crescimento de receita através de investimentos em vendas e no marketing, como o patrocínio da Copa do Mundo. Mas a força da empresa está na redução de custos, o que tornou o acordo com o Grupo Modelo e a compra da Anheuser-Busch alternativas lógicas para a empresa.

A equipe administrativa da AB InBev, liderada pelo brasileiro Carlos Brito, cortou bilhões de dólares dos custos operacionais dessas cervejarias, ajudando a sanar a enorme dívida que a AB InBev fez para financiar os negócios. Mas a AB InBev pode ter que se mover rapidamente se quiser comprar a SABMiller, fabricante da Foster’s, Peroni e da Miller.

A cervejaria, com ações negociadas na bolsa de Londres, está interessada na poderosa marca Heineken, que seria distribuída através de seus canais na África, segundo uma pessoa a par do assunto. A fonte disse também que o negócio com a Heineken não foi motivado pelo desejo de repelir uma oferta da AB InBev.

As ações da SAB subiram mais de 40% desde fevereiro, em parte por causa das especulações em torno do negócio.

(Por The Wall Street Journal) varejo, núcleo de estudos e negocios do varejo, retail lab, ESPM