Após um ano de pesquisa e desenvolvimento, a rede francesa lança a bandeira Carrefour Express, de lojas de proximidade, no País. A primeira unidade recebeu investimento de R$ 750 mil e foi inaugurada hoje no bairro do Tatuapé, zona leste da cidade de São Paulo.
A loja, que vem para concorrer com a recém-lançada Minuto Pão de Açúcar, é inaugurada no dia em que o Carrefour completa 39 anos de atuação no País. O modelo de lojas de vizinhança já existe há mais de 30 anos no grupo, mas ainda não tinha sido trazido para cá. Luiz Curti, que assumiu o cargo de diretor do Carrefour Express no Brasil, contou que visitou algumas das mais de 5.800 unidades existentes em outros países para definir a melhor forma de operar o formato no Brasil.
Segundo Charles Desmartis, CEO global do Carrefour, os R$ 750 mil investidos na primeira unidade são parte de um plano muito maior. “Há um investimento ainda maior em toda reestruturação do grupo, que durou três anos. Agora podemos dizer que estamos com a casa arrumada”, afirmou. De acordo com o francês, serão abertas pelo Carrefour 20 lojas nos próximos doze meses, entre todos os formatos utilizados pela rede no Brasil.
Mais lojas Carrefour Express serão inauguradas ainda em 2014. A próxima será inaugurada “em breve” também em São Paulo, no centro da cidade, segundo Desmartis. Mas a intenção é expandir o formato para todo o Brasil no futuro.
A primeira unidade no novo formato foi adaptada às características e demanda do bairro do Tatuapé, que foi escolhido por reunir diversas classes sociais, segundo a rede. Uma pesquisa sobre o local escolhido indicou que 3 mil pedestres passam diariamente em frente ao espaço, que está próximo a escolas e uma estação do metrô. Antes do Carrefour ocupar a estrutura, ela era utilizada pela rede Econ, que entrou em recuperação judicial neste ano.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM