A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou nesta terça (5) o desempenho das franquias brasileiras no 1° trimestre do ano, comparados ao mesmo período de 2013.
Das marcas pesquisadas, 82% declararam ter aumentado suas vendas, 15% tiveram queda e 3% mantiveram estabilidade nas vendas. No tocante ao faturamento geral, pesquisa indicou crescimento de 10%.
De janeiro a março, 3,8 mil novas lojas franqueadas foram abertas no País, número 3,4% maior ao registrado no 1° trimestre do ano passado. A taxa de fechamento de unidades foi baixa, menos de 1%.
No ano passado, o pico de receitas das franquias foi registrado no último trimestre: que concentrou 29,7% do faturamento. Esta é a primeira pesquisa divulgada na nova dinâmica de apresentação dos resultados do setor, que a partir de agora, será trimestral.
De acordo com a ABF, a nova sistemática do estudo possibilitará mensurar de forma mais frequente o comportamento do setor, considerando as características dos variados segmentos componentes do franchising.
Como a economia brasileira oscila muito rapidamente, a nova maneira poderá avaliar com mais precisão os impactos financeiros ao setor e embasar as estratégias dos empreendedores.
Mesmo assim, a pesquisa anual não foi cancelada e continuará sendo divulgada no início de cada ano e consolidará os dados pesquisados em cada trimestre para retratar o desempenho final do setor.
De acordo com a presidente da ABF, Cristina Franco, a pesquisa trimestral possibilitará o desenvolvimento de uma metodologia setorial que “reflita a realidade dos segmentos e das operações”.
“Com esta ação, a ABF poderá devolver aos franqueadores informações atualizadas durante todo o ano, potencializando as ferramentas da tomada de decisão do gestor das redes”, completa.
(Por NoVarejo Escrito por Rômulo Madureira) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM