No seis primeiros meses de 2014, o comércio eletrônico brasileiro registrou faturamento de R$ 16 bilhões, um crescimento nominal de 26% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a E-bit, empresa especializada em informações de vendas pela internet.
Até o final do ano, a previsão da E-bit é que o segmento atinja uma receita de R$ 35 bilhões – resultado que seria 21% superior ao registrado em 2013 – e 104 milhões de pedidos. No primeiro semestre, o número de pedidos foi de 48,17 milhões, contra 35,54 milhões do mesmo período de 2013. O tíquete médio ficou em R$ 333,40.
Segundo o relatório da E-bit, um dos fatores que impulsionaram as vendas online foi a entrada de novos consumidores nesse nicho. De janeiro a junho, 5,06 milhões de pessoas realizaram sua primeira compra pela internet, aumentando o número total de consumidores para 25,05 milhões de pessoas. Até o final de 2014, a E-bit prevê que as lojas virtuais brasileiras alcancem 63 milhões de consumidores únicos.
A categoria de Moda e Acessórios manteve a liderança conquistada há um ano nas vendas do comércio eletrônico brasileiro. Com participação de 18% no volume total de pedidos, é seguida por Cosméticos e Perfumaria/Saúde (16%), Eletrodomésticos (11%), Livros/Assinaturas e Revistas (8%) e Telefonia/Celulares (7%) e Informática (7%).
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab ESPM