A bandeira de pequenos supermercados franqueados do Grupo Martins ganhará mais 50 unidades neste ano, alcançando 950 lojas. O número equivale ao tamanho da rede Lojas Americanas e é mais de três vezes a quantidade de lojas do Carrefour no País, por exemplo.
O modelo funciona pelo sistema de conversão de lojas, que, administradas por pequenos varejistas, aceitam trocar suas marcas pela Smart, ganhando um trabalho de padronização na identidade visual. O associado paga ao Martins uma adesão fixa, ao se tornar franqueado, e uma taxa de administração mensal.
Em agosto, 20 pontos no Acre serão convertidos em unidades da Smart, triplicando o número de suas lojas no Estado. “Estamos com foco maior no Norte e Nordeste e temos buscado nos espalhar pelo interior e periferia no Sudeste”, diz Gilmario Cavalcante, diretor da Smart. O maior mercado na região é a Bahia, com 108 unidades. Em Minas Gerais, sede do Martins, são 226 pontos.
Este modelo de lojas de vizinhança enfrenta concorrência mais pesada de grandes cadeias nacionais, como o Grupo Pão de Açúcar, que cresce com o Minimercado Extra e o recém-lançado Minuto Pão de Açúcar. O GPA também estuda operar franquias após 2015.
Em 2013, a Smart faturou R$ 5,9 bilhões, uma expansão nominal de 18%.
(Por Valor Econômico)