De acordo com análise da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), a atividade do setor de Supermercados, Alimentos e Bebidas subiu 1,3% na série dessazonalizada em maio, enquanto nos dados sem ajuste sazonal e acumulados em 12 meses houve alta de 2,3%. Já na análise interanual houve também elevação de 2,3%.

O movimento do comércio geral subiu 1,6%, entre abril e maio de 2014. Na variação contra maio de 2013, houve alta de 4,7%, acelerando o resultando acumulado nos últimos 12 meses de 3,6% em abril para 3,9% neste último mês.

A desaceleração do varejo em 2013 ocorreu de forma generalizada, por fatores macroeconômicos, como a queda dos níveis de confiança do consumidor e deterioração do nível de preços. Analistas da Boa Vista SCPC afirmam que apesar de inicialmente se esperar uma tendência de crescimento mais modesta para o varejo em 2014 (em níveis similares aos de 2013), os resultados de maio continuam a apontar melhora do ramo na avaliação interanual e nos valores acumulados.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM