Em cinco anos, a The Body Shop quer chegar a 500 franquias no Brasil. Em outubro do ano passado, a L’Oréal anunciou a aquisição, pela The Body Shop, de 51% da brasileira Empório Body Store, com o objetivo de lançar a marca e os produtos no país.
De acordo com Bernardo Spilari, gerente de expansão da Empório Body Store, o lançamento da The Body Shop no Brasil acontecerá até o final do ano e todas as lojas serão migradas para o novo layout e receberão o novo mix de produtos nacionais e internacionais. “A rede de franqueados está bastante empolgada”, conta.
Lyana Bittencourt, especialista em franchising e diretora do Grupo Bittencourt, explica que a marca está trabalhando com duas frentes para a expansão: buscar franqueados multi-bandeiras ou apresentar o conceito para franqueados atuais para que eles abram outras lojas. O grupo está na primeira fase, de conversão da marca.
Nesse sentido, o perfil do franqueado mudou. “Antes, o perfil do franqueado atuava mais na operação do negócio. Hoje, a gente procura franqueados com experiência na área de varejo e que possam gerir mais de um negócio”, diz Lyana. O investimento inicial de uma franquia da marca é de 350 mil reais e a taxa de franquia custa 65 mil reais.
Spilari afirma que, com a conversão da marca, o crescimento da The Body Shop no Brasil será acelerado e competirá com os principais players de cosméticos e perfumaria do país.
O Empório Body Store foi fundado em 1997, pelo empreendedor Tobias Chanan, em Porto Alegre. A expansão do negócio por meio do franchising começou em 2009 e, em 2012, a marca atingiu um faturamento de 20 milhões de reais. Hoje, conta com 124 lojas. A The Body Shop tem 2.919 lojas no mundo, em 64 países. Depois da aquisição, Chanan passou a ser CEO da rede.
(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM