As vendas reais do setor supermercadista tiveram alta de 6,92% em março, sobre fevereiro, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Mas, na comparação com março de 2013, foi verificada uma queda de 7,82%. No acumulado do primeiro trimestre, o setor registra ligeira queda de 0,57% em relação ao mesmo período do ano passado.

Enquanto o menor número de dias de fevereiro ajuda a explicar o bom resultado na comparação mensal, a ocorrência da Páscoa em março de 2013 prejudicou a comparação a nível anual. Como o feriado neste ano foi celebrado em abril, é esperado que o quarto mês do ano traga resultados melhores na relação com 2013.

“O setor continua vendendo bem e nossas expectativas continuam positivas. Como trata-se de um fator sazonal, acredito que em abril já teremos um acumulado positivo de vendas”, destaca Sussumu Honda, presidente do Conselho Consultivo da Abras.

Preços

Em março, o índice Abrasmercado, cesta de 35 produtos de largo consumo pesquisada pela GfK e pela Abras, apresentou alta de  2,92% em relação a fevereiro deste ano, passando de R$ 361,12  para  R$ 371,69. Na comparação com março de 2013, houve crescimento de 4,65%.

Os produtos com maiores altas em março, sobre fevereiro, foram: batata (41,15%), tomate (33,86%), ovo (10,50%) e feijão (7,70%). Já as principais retrações nos preços ocorreram em arroz (-3,52%), creme dental (-0,97%), queijo prato (-0,96%), queijo mussarela (-0,81%).

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM