O lucro líquido do Grupo Pão de Açúcar  cresceu cerca de 23% no primeiro trimestre na comparação anual. A maior varejista do Brasil, controlada pelo grupo francês Casino, teve lucro de R$ 338 milhões entre janeiro e março, ante R$ 275 milhões um ano antes.

Considerando o segmento de móveis e eletrodomésticos e a divisão de comércio eletrônico, que inclui Via Varejo e a Nova Pontocom, o lucro líquido foi de R$ 167 milhões, alta de 67,8%. Na véspera, a Via Varejo divulgou lucro líquido de R$ 179 milhões.

No segmento alimentar, o lucro caiu 2,3%, para R$ 172 milhões, conforme o esperado por analistas. A queda, segundo o grupo, se deu pelo efeito calendário, com a comemoração da Páscoa no segundo trimestre em 2014, e em março no ano passado.

A companhia anunciou, em meados de abril, aumento de dois dígitos nas vendas líquidas, que atingiram R$ 14,97 bilhões no período. O avanço foi baseado na inauguração de 124 lojas nos últimos 12 meses, sendo 21 no primeiro trimestre.

Mas as vendas nas mesmas lojas (abertas há mais de 12 meses) mostraram desaceleração, com crescimento de 6,3% no trimestre encerrado em março, ante alta de 10,8% um ano antes.

O Casino, que gera 60% de suas vendas no Brasil, Tailândia, Vietnã e Colômbia, fez em fevereiro uma previsão para este ano de fortes vendas no exterior, mesmo com a desaceleração em mercados emergentes.

No primeiro trimestre, as despesas com vendas apresentaram crescimento de 5,2%, enquanto as despesas gerais e administrativas caíram 14,2%, disse o Pão de Açúcar.

A relação entre as despesas com vendas, gerais e administrativas e a receita líquida passou para 18% ante 19,7% no primeiro trimestre de 2013.

O resultado financeiro líquido ficou negativo em R$ 339 milhões, crescimento de 33,3% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, quando ficou negativo em R$ 254 milhões.

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 1,05 bilhão, alta de 21,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A margem Ebitda alcançou 7%, alta de 0,6 ponto percentual, reflexo principalmente do ganho de margem em Via Varejo, disse o Pão de Açúcar.

(Por Uol) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM