O Brasil deve ganhar 103 novos shoppings em quatro anos, como aponta o Cadastro de Shopping 2014 do Ibope Inteligência. Se a expectativa se confirmar, resultará em um crescimento de 24% no setor, com um acréscimo de 2,89 milhões de metros quadrados de área bruta construída. O Sudeste é a região que deve receber mais empreendimentos: 44 no total.

No Nordeste devem ser inaugurados 24 shoppings, no Sul, 16, no Norte, 11, e no Centro-Oeste, 8. O ano passado foi o período com mais lançamentos, com 36 novos centros comerciais abrindo as portas, resultando numa média de um empreendimento inaugurado a cada duas semanas. Dessa forma, o Brasil encerrou o ano com 459 centros em operação.

O levantamento do Ibope aponta ainda a tendência dos empreendedores em focar em municípios com até 500 mil habitantes. De todos os shoppings inaugurados em 2013, 42% estão em cidades com até meio milhão de habitantes. Para 2014, a previsão é de que 73% das inaugurações aconteçam em municípios desse porte.

Os municípios localizados em regiões metropolitanas também ganham destaque neste cenário. É o caso de Boa Vista, capital de Roraima. Com uma população estimada para 2014 em pouco mais de 300 mil habitantes, a cidade ainda não possui nenhum shopping em funcionamento. A região receberá dois empreendimentos previstos para serem inaugurados ainda este ano.

(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, espm