Dona de dois dos sites mais populares na China, Taobao.com e Tmall.com, a Alibaba vende 168 bilhões de dólares pela web para chineses – o equivalente a 80% de todo o mercado de varejo online.

A empresa, que está prestes a fazer um IPO na bolsa de Nova York, recebe mais de 100 milhões de visitas por dia em seus dois sites.

Lançado em 2003, o Taobao ( “a procura de um tesouro”) é parecido com o modelo do eBay, que permite que os fornecedores vendam diretamente aos consumidores.

O site é abastecido com milhões de produtos que vão de assentos sanitários até camas de luxos para animais – uma variedade tal que permite a venda de 48.000 itens por minuto na China.

Já o Tmall estreou em 2008 e conta com mais de 70.000 marcas, que incluem grandes nomes como Nike, Apple e Ray-Ban. O sucesso é tanto que a loja virtual cogita abrir um shopping de lojas físicas  com as marcas que vende pela web.

Rápida expansão

Ser dona de 80% do mercado de vendas online na China não é pouca coisa. Trata-se do segundo maior mercado do mundo, atrás apenas do americano, mas que tem a mais rápida expansão já vista.

A estimativa é que a indústria do comércio eletrônico chinês tenha faturado 210 bilhões de dólares, em 2012 – para se ter ideia do tamanho desse negócio, o Brasil vendeu 28,8 bilhões em 2013, segundo o E-bit.

A expectativa é que o setor atinja 600 milhões de dólares na China, em 2020.

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