De acordo com pesquisa da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o Índice de Estoques para o mês baixou para 112,9 pontos – com recuos de 3,3% sobre o constatado em março e de 12,6% em relação ao apurado em abril de 2013.
A causa para o recuo da satisfação dos empresários sobre os estoques foi o aumento, de 8,3% entre março e abril, da proporção de entrevistados que avaliaram possuir mais mercadorias armazenadas do que o que preveem vender em curto prazo. O resultado só não foi pior porque houve variação negativa de comerciantes (-3,7%) que afirmaram contar com menos produtos do que necessitam para atender à demanda.
Para a assessoria econômica da FecomercioSP, continua nebuloso o cenário econômico brasileiro, com piora das perspectivas dos comerciantes da Grande São Paulo. Boa parte deles deve rever para baixo as projeções de vendas, o que poderá provocar um efeito imediato de redução das encomendas às indústrias.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, espm