Gerar percepção de valor entre os stakeholders não é tarefa fácil para empresas, mas há aquelas que conseguem alcançar melhores resultados que outras nesse trabalho. É o que aponta um ranking elaborado pela Dom Strategy Partners com base nas 200 principais companhias do país. No quesito geração de valor para funcionários, o Bradesco ocupa a primeira posição, seguido de McDonald’s e Promon. Souza Cruz, CCR e Itaú-Unibanco são as campeãs em relação a acionistas. Quando a pergunta se referia à importância para a sociedade, foram citados Google, Natura e Facebook.
Entre as empresas de capital fechado se destacam O Boticário, Netshoes e Stefanini. Na lista das companhias que mais geram valor para o país aparecem Petrobras, Vale e Banco do Brasil. Quanto à percepção da importância para o setor se destacam Ambev, Basf e Fiat. Para os consumidores B2B, as melhores são Microsoft, Porto Seguro e Totvs, enquanto no B2C as mais citadas foram Nestlé, Alpargatas e Johnson & Johnson.
A pesquisa realizada pela consultoria avaliou 62 ativos das companhias, como eficácia da estratégia corporativa, resultados gerados, crescimento evolutivo, valor das marcas, qualidade de relacionamento com clientes, governança corporativa, sustentabilidade, gestão de talentos, cultura corporativa, inovação, conhecimento corporativo, tecnologia da informação, grau de transformação e uso das tecnologias digitais.
(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab