A rede britânica de supermercados Tesco anunciou uma joint venture na Índia com uma companhia do grupo Tata a fim de investir em uma rede de lojas do setor. É o primeiro ingresso de uma multinacional no segmento supermercadista da Índia desde que o país permitiu tal investimento em 2012.

Em comunicado, a Tesco prevê investimentos de 85 milhões de libras (US$ 140 milhões) por uma fatia de 50% na Trent Hypermarket, que opera a rede Star Bazaar. Disse que a rede pode operar 12 estabelecimentos no sul e oeste da Índia, comercializando alimentos, produtos pessoaos, eletrodomésticos, roupas e acessórios.

Muitas outras varejistas internacional ficaram fora do mercado varejista de US$ 400 bilhões da Índia, apesar do enorme peotencial de crescimento ante uma população de 1,2 bilhão de pessoas que realiza suas compras, em sua maioria, em pequenas lojas familiares. Grande parte das empresas citou as regras locais, que, segundo avaliam tornam os negócios na Índia muito difíceis.

Em um movimento político, no ano passado, a Índia deu sinal verde para companhias internacionais abrirem lojas de varejo multimarcas.

 

[Fonte: Valor]

Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab