O movimento dos consumidores nas lojas do varejo aumentou 1,7% em janeiro, na comparação com o mês anterior, feitos os ajustes sazonais, segundo dados da Serasa Experian. No confronto com janeiro de 2013, houve crescimento de 5,9%. As liquidações de início de ano e as promoções do varejo automotivo impulsionaram a atividade do setor no período, segundo a empresa. As férias, que aumentam o consumo de combustíveis e lubrificantes, e o tempo quente e seco, que beneficia o segmento de material de construção, também ajudaram a aumentar o movimento do comércio.

Os segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática (+7,4%) e o de combustíveis e lubrificantes (+4,2%) apresentaram as maiores altas, seguidos por material de construção (+1,7%), veículos, motos e peças (+1,6%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (+1,1%). Apenas o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas teve queda, de 0,3%, no movimento ante dezembro, embora tenha crescido 7,4% contra janeiro de 2013.

O indicador de atividade do comércio da Serasa Experian é obtido a partir das consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. A amostra é composta de cerca de seis mil empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

[Fonte: Valor] Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab