O volume consolidado de vendas nos shopping centers administrados pela BR Malls atingiu R$ 7,1 bilhões no quarto trimestre de 2013, um aumento de 12,7% em relação a um ano antes. Nos 12 meses do ano, as vendas somaram R$ 22 bilhões, com crescimento de 12,1% ante 2012.As vendas “mesmas lojas” — em estabelecimentos abertos há pelo menos um ano — subiram 0,4 ponto percentual entre outubro e dezembro, na comparação anual, para totalizar 8%. Segundo a companhia, apesar da melhora nos segmentos de megalojas e satélites, houve piora em lazer, devido ao fluxo menor nos cinemas, quando comparado ao ano anterior. No ano, a categoria mostrou crescimento de 7,5%.
No quarto trimestre, os aluguéis “mesmas lojas” alcançaram 10,4%. O aumento no acumulado de 2013 foi de 9,8%.
A taxa de ocupação chegou a 97,9% nos três meses encerrados em dezembro, alta de 0,3 ponto percentual ante o terceiro trimestre, mas queda de 0,4 ponto percentual em relação a um ano antes.
Excluídos os shoppings inaugurados nos últimos 12 meses, a taxa de ocupação foi de 98,3%. Ao fim de 2013, dos 52 shoppings em que a BR Malls tinha participação, 29 apresentaram mais de 99% da área bruta locável ocupada.
Os pagamentos em atraso no quarto trimestre foram de 3,6%, enquanto a inadimplência líquida ficou em 1,5%.
[Fonte: Valor] Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab