Avaliações negativas quanto ao momento atual da economia brasileira derrubaram a confiança do empresariado brasileiro do varejo em dezembro do ano passado, em relação a igual período do ano anterior – o quinto recuo mensal consecutivo, nessa comparação. No entanto, para 2014, a perspectiva é de melhora nas vendas do comércio varejista, com estimativa de 6% de aumento no faturamento do setor em 2014 – em comparação com a alta de 4,5% prevista para 2013. Em 2012, o aumento nas vendas do varejo foi de 8,4%. É o que mostrou hoje a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que divulgou o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec).

O universo do Icec abrange cerca de seis mil empresas. O indicador subiu 0,6% em dezembro em relação a novembro, mas caiu 2,7% em comparação com dezembro de 2012. Entre os três tópicos usados para cálculo do índice, a avaliação sobre condições atuais da economia mostrou o pior resultado, em relação a igual mês do ano anterior, com recuo de 7,4% em dezembro de 2013. As expectativas do empresariado também não mostraram saldo positivo nessa comparação, com queda de 1,1% em dezembro do ano passado. A perspectiva de investimentos dos varejistas também teve queda, com redução de 0,7%, na mesma comparação.

Para a CNC, a demanda do comércio em 2013 decepcionou o setor. Na análise da entidade, o mercado de trabalho, ainda aquecido, não foi suficiente para compensar o encarecimento do crédito ao longo do ano. Ao mesmo tempo, a desvalorização cambial ocorrida ao longo do ano contaminou preços no atacado, elevando preços e puxando para cima os custos do setor varejista, na análise da associação.

Na avaliação da confederação, de maneira geral, o ano passado foi marcado por decepção com o crescimento econômico, tanto por parte do setor produtivo, quanto pelo empresariado do setor varejista. Isso afetou a demanda e, por consequência, gerou  menor ritmo de crescimento de vendas do varejo em 2013, em comparação com 2012, na avaliação da entidade.

 

[Fonte: Valor ] Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab