Mais fotos de peças que supostamente pertencem ao iPhone 5 apareceram neste fim-de-semana. A Apple deve anunciar o novo smartphone daqui a duas semanas, no dia 12, num evento que ainda não foi oficialmente confirmado.

As novas fotos foram publicadas numa conta do site PhotoBucket onde, no passado, já apareceram outras imagens antecipando produtos da Apple. Elas mostram o que parece ser o painel frontal do iPhone 5 quase completo. São visíveis a tela de cristal líquido, o botão Home e a câmera frontal – além de um chip quadrado inexistente nos modelos atuais do iPhone.

Como observou o pessoal do blog japonêsMacotakara, o chip é, provavelmente, o sensor NFC do iPhone 5. De fato, há desenhos associados apatentes registradas pela Apple que mostram o sensor NFC mais ou menos no lugar onde ele aprece nas fotos. Essa conexão sem fio de curta distância – já existente em celulares com Android como o Galaxy S III, da Samsung – permite transferir arquivos e informações entre dois aparelhos apenas aproximando um do outro.

O NFC deverá ser usado para pagamentos, transformando o smartphone numa espécie de carteira digital. O sistema iOS 6, que vai estrear junto com o iPhone 5, possui um novo app com óbvia vocação para uso em pagamentos, o PassBook. Até agora, a Apple vem apresentando esse aplicativo como um local para guardar ingressos, passagens e, cartões de fidelidade digitais.

Segundo a Apple, o PassBook vai receber atualizações via internet. Assim, se um voo atrasar ou mudar para um portão de embarque diferente no aeroporto, por exemplo, o usuário será avisado. Ele também vai mostrar quando vai expirar um cupom de validade limitada.

Além disso, vai poder emitir avisos com base na localização. Quando o usuário chegar ao local de um show, por exemplo, o ingresso correspondente será exibido.  A Apple não divulgou nada sobre pagamentos até agora. É possível que ela feche acordos com empresas de cartões de crédito para implementar essa função. Ou ela mesma pode agir como intermediária, já que a loja iTunes armazena os números de cartões dos usuários.

De qualquer modo, é muito provável que Tim Cook e sua turma anunciem esse serviço junto com o iPhone 5. Ele vai competir com o Google Wallet, já disponível no Android, e com o serviço similar da Microsoft, que vai estrear junto com o Windows Phone 8 no próximo dia 5 (Microsoft e Nokia realizam um evento conjunto nesse dia).

A Apple deve começar a aceitar encomendas do iPhone 5 já no dia 12. A chegada às lojas está prevista para o dia 21. Além do sensor NFC, o smartphone traz, como novidades, tela de 4 polegadas em formato alongado, conexão celular 4G LTE e pequenas mudanças no design, que deve conservar as linhas básicas do iPhone 4 e do 4S.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo