A variação de preços no atacado dos principais produtos comercializados na Ceagesp (Companhia de entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) apontou aumento de 2,74% no acumulado de  janeiro a dezembro de 2013.

Os setores de frutas (2,41%), diversos (3,19%) e pescados (10,89%) contribuíram para a elevação do indicador no acumulado do  ano. Legumes (-1,07%) e verduras (-1,33%) fecharam 2013 com ligeira retração.

“Alguns problemas climáticos e sazonais prejudicaram a qualidade e volume ofertado de culturas importantes ao longo do ano. O tomate foi o caso mais destacado e as elevações de preços ocorridas no 1º semestre tiveram grande repercussão na mídia. Contudo, no comparativo janeiro “versus” dezembro de 2013, o produto registrou queda de 31,4%”, destaca Flávio Godas, economista da Ceagesp.

Dezembro e tendência para 2014

No mês passado, o indicador registrou elevação de 1,23%. As frutas (0,88%), legumes (0,60%), verduras (11,06%) e pescados (0,14%) registraram altas dos preços praticados. O setor de diversos (-3,28%), influenciado pela redução de preços da batata, foi o único setor que registrou redução de preços em dezembro.

Com a chegada do verão, época de chuvas quase diárias e altas temperaturas, a previsão é de preços elevados durante praticamente todo o primeiro trimestre, principalmente, nos setores de legumes e verduras.

“Além da diminuição do volume ofertado, a qualidade dos produtos destes setores fica bastante prejudicada nesta época do ano, contribuindo para a elevação dos preços”, avalia Godas. O setor de frutas deve apresentar ligeira retração em janeiro, impulsionado pelos excedentes de produção do mês de dezembro e pela diminuição do consumo, reflexo das férias.

 

(Fonte: Supermercado Moderno) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Retail Lab