Os paulistanos pretendem comprar mais nesse início de ano. Segundo levantamento do Provar (Programa de Administração do Varejo), da Fundação Instituto de Administração (FIA), 49,6% pretendem adquirir um bem durável neste 1º trimestre.

O indicador é 2,8 pontos percentuais maior do que o registrado no quarto trimestre de 2013 (46,8%). Já na comparação com os 3 primeiros meses de 2013, o índice recuou 7,2 pontos. No 1º trimestre do ano passado, 56,8% dos entrevistados declararam intenção de comprar pelo menos um bem durável.

Entre os sonhos de consumo que devem ser mais adquiridos pelos paulistanos neste início de ano, segundo a pesquisa, o item vestuário e calçados aparece como o principal, com 17,8% dos entrevistados interessados em efetuar a compra, seguido de viagens e turismo, com 13%, e linha branca com 10,6%. Na sequência, estão eletroeletrônicos (9%), móveis (7,4%), material de construção (7,4%) e automóveis e motos (7,2%).

A intenção de gastos com viagem e turismo cresceu tanto na comparação com o trimestre anterior (12,6%) quanto com os três primeiros meses de 2013 (10,6%). De acordo com o coordenador do Provar, Claudio Felisoni de Angelo, apesar de 2014 ser um ano de Copa do Mundo, há uma tendência de crescimento dos gastos com esse tipo de consumo.

“Esse crescimento mostra um patamar distinto de distribuição de renda, que de fato aconteceu nestes últimos anos, o que faz com que outros tipos de serviços passem a chamar a atenção de mais brasileiros”, afirma.

Já a intenção de compras pela internet recuou 2 pontos percentuais neste começo de 2014, na comparação com o 4º trimestre de 2013, para 88,3%. Segundo a pesquisa, os principais itens de interesse para quem quer comprar online são os produtos de informática (30,4%), eletroeletrônicos (26,8%) e telefonia e celulares (25,7%).

Imóveis
A intenção de compra de imóveis teve um impulso neste começo de ano, segundo a pesquisa, com 5,8% dos entrevistados sinalizando interesse de compra, ante 2% no trimestre anterior. Nos três primeiros meses de 2013, o indicador estava em 6,8%. O valor médio pretendido para a compra também é o maior já registrado pela pesquisa, que é feita desde 1999: R$ 195.172,00.

Renda comprometida
Apesar da melhora da intenção de consumo em relação aos últimos meses de 2013, a pesquisa alerta para o alto comprometimento da renda dos consumidores, o que impede uma alta do consumo. Segundo o levantamento, o percentual das famílias que conseguiram poupar algum rendimento recuou para 26% ante 29% no trimestre anterior. Já a intenção de uso do crediário recuou para 72,7% ante 73,3% no último trimestre do ano passado.

A pesquisa mostra ainda que as sobras orçamentárias das famílias aumentaram neste trimestre para um percentual de 9%, ante uma fatia de 7,3% no final de 2013. A FIA destaca, entretanto, que a sobra ainda é sensivelmente mais baixa do que a registrada no 1º trimestre do ano passado, quando foi verificado que, em média, sobravam 11,4% da renda.

Previsão de consumo mais tímido em 2014
O Provar/FIA prevê um crescimento mais tímido das vendas do varejo no 1º trimestre, com uma alta de 1,3% na comparação com o trimestre anterior. Na avaliação dos coordenadores da pesquisa, a despeito de Copa do Mundo e eleições, as pressões sobre os preços e problemas fiscais devem inibir iniciativas de estímulo maior ao consumo. Diante disso, Angelo acredita que o ritmo de consumo mais tímido irá fazer com que o PIB de 2014 fique abaixo do de 2013

 

(Fonte: G1 economia) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Retail Lab