Guilherme Loureiro, presidente da empresa no País, afirmou ontem (5/11) que o Walmart está traçando planos para se tornar a maior varejista no Brasil, posto hoje ocupado pelo GPA, quando consideradas as vendas de Ponto Frio e Casas Bahia. A informação foi divulgada em um evento de sustentabilidade do qual participaram 18 fornecedores da rede.

Empossado no Walmart há 2 meses, Loureiro revelou que a direção mundial do grupo lhe deu 100 dias para traçar uma estratégia comercial para a filial brasileira. É nesse período que será estruturado o plano que pode levar a companhia à liderança no varejo brasileiro. Mas ainda não foi definido um prazo para atingir esse objetivo.

Mas, antes de apresentar o plano para a direção, o executivo foi incumbido de fechar 25 lojas do Walmart, cortando cerca de 1,5 mil postos de trabalho. Loureiro disse que a maioria dos pontos de venda já foi encerrada “sem grandes transtornos”, e que parte dos trabalhadores foi aproveitada dentro da própria empresa. Segundo ele, o fechamento das unidades, que estavam “atravancando” o crescimento do Walmart, ocorreu para tornar a rede mais eficiente.

Nova diretora comercial

O Walmart anunciou ontem (5/11) a executiva Maria Fernanda Meza como nova diretora comercial de sua operação de comércio eletrônico no Brasil. Com 41 anos de idade, ela vem da Alpargatas, onde, nos últimos três anos, foi a responsável pelo portfólio global de Havaianas.

No Walmart, ela terá como principal missão incrementar o sortimento do comércio eletrônico. Recentemente, a rede anunciou uma reforma nessa operação, com a intenção de atrair lojas parceiras para um “shopping virtual” e de atingir um mix de 1 milhão de itens em breve.

Por O Estado de S. Paulo Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Retail Lab