A expectativa é de Luciano Lobo, gerente geral de planejamento e infraestrutura logística da companhia. A divisão alimentar do GPA (Grupo Pão de Açúcar) aposta no crescimento de 30% no volume de abastecimento de alimentos sazonais – como aves natalinas, carnes, bebidas e frutas secas – nos centros de distribuição, entre os meses de novembro e dezembro devido às festas de fim de ano.
Para alcançar a meta e suportar o aumento de vendas no período, o executivo afirmou que a companhia contará com um aumento de 20% no número de veículos para a temporada de fim de ano. Hoje, o GPA opera com aproximadamente 1600 veículos. O monitoramento online das entregas e o aumento de 15% no quadro de colaboradores dos CDs também fazem parte do plano de aumentar as vendas.
“Lidar com picos de consumo em curtos períodos de tempo é um desafio para a logística e, por isso, começamos o planejamento de fim de ano imediatamente após a Páscoa, segunda data mais importante para o varejo alimentar. É preciso organizar os processos para armazenar volumes adicionais de forma temporária – tanto no CD, como nas lojas”, completa Lobo. Hoje, o varejo alimentar do GPA possui 18 centros de distribuição no País, responsáveis pelo abastecimento de 700 lojas.
(Por Supermercado Moderno) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Retail Lab