Segundo uma pesquisa da Amis (Associação Mineira de Supermercados), 64,5% dos consumidores da capital mineira priorizam as lojas de vizinhança quando vão às compras. Dez anos atrás, o percentual era de apenas 23,3%. A justificativa de “proximidade da residência”, em detrimento de quaisquer outros atributos do supermercado, passou de 35,64% para 68,30% do público no período.

Paralelamente à preferência pelas lojas mais próximas, o consumidor de Belo Horizonte ficou mais exigente. Aumentou de 8,67% para 26,70% o índice dos insatisfeitos com o atendimento nos supermercados. Já a percepção de que o atendimento “supera as expectativas” caiu de 86,66% para 68,70%.

Sobre a variedade de produtos comercializados em supermercados, a avaliação “ótima” desceu de 14,67% para 8%; regular subiu de 16,33% para 23,30%. A avaliação de “boa”, por sua vez, ficou quase estável, caindo de 64% para 63%.

A pesquisa também mostra que a qualidade dos produtos é o principal critério na escolha dos consumidores. Cinquenta e sete por cento dos pesquisados disseram que escolhem um produto dessa forma, enquanto 32,4% decidem pelo preço e 9,6% pela marca.

Confira o resultado completo da pesquisa no site da Amis

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo