>Debatemos no último Futurecom no dia 26 de outubro, a relação do varejo com a tecnologia da informação e comunicação. Sugerimos um termo que repercutiu rapidamente e que define a loja como um “vazio tecnológico”.
Os shoppers ao chegarem a uma loja só têm contato com a tecnologia ao passarem pelo caixa. Durante todo o processo de seleção e escolha de mercadorias não há suporte tecnológico visando melhorar a experiência de compras e estabelecer relacionamento com o ponto-de-venda.
A indústria de TIC’s e Telecom não dispõe de soluções a serem apresentadas e parece aguardar as encomendas, apesar de ter produtos (hardware e software) diversos. Na outra ponta o varejo não conhece as reais possibilidades que a indústria de TIC e Telecom já possui e pode retardar demais a adoção de novas tecnologias no relacionamento com clientes no PDV.
A saída é a indústria desenvolver conhecimento sobre o varejo e propor soluções customizadas. Os casos de sucesso se espalharão rapidamente e facilitarão a adoção pelos demais varejistas.