A inadimplência do comércio varejista subiu 1,52% em junho em relação a igual mês do ano passado, segundo informou nesta quarta-feira a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com base em dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). É a menor alta registrada desde o início da série histórica disponibilizada pelas entidades, em janeiro de 2012.

A inadimplência subiu menos por conta do movimento mais fraco das lojas devido às manifestações que ocorrem pelo país no mês passado. Os bancos também estão mais seletivos na concessão de crédito, segundo as entidades. Por outro lado, a inflação, que reduz o poder de pagamento dos consumidores segue responsável pela alta do indicador.

Em relação a maio, o atraso no pagamento de contas avançou 1,13%, na série sem ajuste sazonal. Essa foi a quarta expansão consecutiva desse indicador na comparação com o mês imediatamente anterior.

O nível de vendas do varejo apresentou alta de 0,67% em junho em relação ao mesmo mês de 2012, segundo a CNDL. Esse foi o terceiro mês consecutivo de desaceleração no índice de vendas. O indicador reflete, em certa medida, o nível de atividade do setor.

Na comparação entre maio e junho, o nível de vendas teve retração de 3,74% – a primeira queda após três meses de avanço. Esse dado, porém, não tem ajustes.

Para calcular esse índice de vendas, a CNDL considera as consultas ao banco de dados SPC Brasil feitas pelos lojistas ao longo do mês para as vendas a prazo.

A CNDL também informou que os cancelamentos de registros de inadimplência, que dão medida do nível de recuperação de crédito no varejo e quitação de dívidas em atraso, apresentaram baixa de 1,64% em junho ante o mesmo mês de 2012. Na comparação com maio, o indicador caiu 2,5%.

(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo