A Kantar Worldpanel divulgou, pela primeira vez, o estudo Brand Footprint, um ranking anual das marcas de consumo mais escolhidas pelos consumidores no Brasil e no Mundo. No País, a Coca-Cola ficou em primeiro lugar em 2012 com 653 pontos na medição da Kantar, resultado de uma fórmula que combinou a penetração da marca em 90% dos lares a uma frequência média de compras de 15 vezes ao ano.
A Ypê, segunda colocada, ficou com 345 pontos, com penetração em 88% das residências e média de 8 compras por ano. Em seguida vem a Colgate, com 253 pontos, penetração de 89% e frequência de compra em 6 vezes. Omo (253 pontos), Tang (236), Antarctica (217), Qualy (216), Maggi (201), Soya (189) e Nesquik (185) completam o top-10.
A Coca-Cola também é líder do ranking global, seguida por Colgate, Nescafé, Pepsi e Lifebuoy.
O Brand Footprint leva em conta marcas dos segmentos de bebidas, alimentos, higiene e beleza e limpeza do lar em 32 países de quatro continentes: América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. A amostra Global da Kantar Worldpanel representa um universo de 823 milhões de lares. Já no Brasil, 48 milhões de lares, cobrindo 91% do potencial de consumo do País.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo