Alimentos saudáveis, revelação de fotos, engraxate, pão assado todo dia, enorme gama de produtos de beleza, limpeza e higiene, remédios, uma clínica médica, salão de beleza, consultoras de maquiagem, variedade de vinhos… Acredite, isso tudo está dentro de uma farmácia.

Aberta há um ano na esquina da Randolph Street, em Chicago, esta é a flagship da Walgreens. Ela é a maior rede de farmácias dos Estados Unidos – opera 7.818 lojas em 50 estados – e faturou US$72 bilhões em 2011.

A flagship reúne uma coleção de produtos e serviços inesperados para uma farmácia. “Essa loja traz nossas iniciativas mais inovadoras”, disse o CEO Greg Wasson. “Queremos surpreender o consumidor com uma farmácia diferente de tudo que ele conhece. Estamos nos transformando de uma farmácia tradicional para um varejo de saúde e bem-estar. É uma forma de se tornar parte da vida destas pessoas que têm uma rotina tão dinâmica, servi-las com um novo conceito de compra”, complementa Wasson.
Veja abaixo o que esta farmácia reúne:

– Como não poderia deixar de ser o sortimento de medicamentos é completo, e o design desse ambiente foi pensado para estimular a interação entre pacientes e farmacêuticos. Há um tablet com várias informações sobre saúde e medicamentos, contendo dados técnicos para o consumidor que quiser tirar dúvidas ou comparar produtos. Há um balcão para tirar dúvidas com os farmacêuticos, salas com médicos preparados para vacinação, consultas e pronto socorro para pequenos ferimentos, e também um espaço reservado para eventos da comunidade ligados a saúde e bem-estar.

– Na cafeteria, baristas oferecem uma gama de cafés premium. Há um balcão se sucos com smoothies de frutas e vegetais, milk-shakes e frozen yogurts feitos na hora – assim como vários tipos de pães e laticínios.

– As prateleiras nos corredores de comida expõem um sortimento impressionante de sushi e sashimi preparados diariamente. Para levar, há também muitas opções de sanduíches, saladas e pratos prontos, tudo fresco.

– Uma seleção de mais de 700 vinhos no corredor das bebidas. Para quem tem dificuldade de escolher, um tablet posicionado próximo à gôndola fornece dicas de combinação e características de cada produto. Perto dali estão os corredores dos queijos, chocolates e carnes.

– Na área de beleza, a farmácia se transforma num verdadeiro shopping feminino. As maiores marcas de tratamentos para pele, maquiagem, higiene e beleza estão organizadas ao lado de um salão de beleza. Consultoras de imagem passeiam por ali para ajudar consumidoras em dúvida sobre o que comprar. É possível também testar cores de maquiagem no quiosque virtual, que fotografa o rosto da consumidora e aplica os produtos nas cores escolhidas, para uma compra mais assertiva.

(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo