>A multinacional francesa planeja vender suas lojas na Malásia, Cingapura e Tailândia, com o objetivo de se concentrar em países onde é lider de mercado ou possui chances reais de assumir a liderança. A empresa não comenta o plano que, segundo analistas, estaria em fase inicial e renderia entre 600 milhões e 800 milhões de euros.
A iniciativa de se retirar de três países asiáticos faria parte de decisão estratégica tomada por Lars Olofsson, CEO mundial do Carrefour. Em assembleia anual realizada em maio, o executivo disse a acionistas que estava comprometido a ouvir ofertas pelas unidades de países nos quais a liderança de mercado não pode ser atingida pelo Carrefour.
Por decisão de Olofsson, a multinacional já deixou de operar na Rússia e no sul da Itália. Após longas negociações, a empresa firmou na semana passada acordo com sindicatos para reestruturar operações deficitárias na Bélgica.
Quase 75% das lojas do Carrefour em continente asiático operam na China, país que continua nos planos da rede varejista. O mesmo ocorre na Indonésia, cujo mercado é considerado “muito promissor” por Olofsson.
Dos países de onde o Carrefour pode sair, a maior operação está situada na Tailândia, atualmente o terceiro mercado para a empresa na Ásia, com 40 lojas em funcionamento. A empresa francesa mantém 19 lojas na Malásia e apenas duas em Cingapura.
Os principais investimentos do Carrefour devem ter como destino os quatro principais mercados para a empresa – França, Itália, Bélgica e Espanha –, e ainda para os emergentes com maiores taxas de crescimento econômico, como China e Brasil.

Fonte: Valor Econômico/SM – 06/07/2010