Antes de iniciar a reforma, o planejamento financeiro e a negociação adequada com o pedreiro ou mestre de obras reduzem gastos inesperados.

Com a aproximação das festas de fim de ano, as pessoas aproveitam o 13º salário para investir em pequenas reformas em suas casas para receber os amigos e familiares com mais conforto e estilo. Antes de iniciar a reforma, é importante que a família planeje o orçamento e elabore uma lista com todas as despesas fixas, sem esquecer as contas extras do começo de ano.

Por conta da demanda, nesse período, é também mais difícil encontrar mão de obra disponível, o que pode acarretar também nos custos do serviço. Pensando em quem está planejando a realização de obras nesse fim de ano, a Telhanorte, rede multiespecialista em construção e reforma, oferece dicas de organização e planejamento para a realização de obras complementares no imóvel, de forma econômica e sem estresse.

Planejamento. É indicada a priorização das áreas que mais precisam de retoques. Não é recomendado que se faça toda a reforma da casa de uma única vez, pois os moradores, geralmente, continuam no local, convivendo com a obra diariamente. Dessa forma, evita-se o estresse durante o período de obras.

Reformar um ambiente por mês é a melhor opção, pois é mais fácil administrar os materiais utilizados e o serviço executado pelos pedreiros e auxiliares. É importante que a contratação da mão de obra seja feita pessoalmente e que o proprietário do imóvel seja claro sobre todas as mudanças que devem ser realizadas. Para evitar conflitos, é fundamental um contrato que assegure os direitos e deveres de ambos os lados e o valor acertado deve constar no documento, para evitar acréscimos inesperados no decorrer da obra.

Contratação de mão de obra. É aconselhável pedir o auxílio do pedreiro ou do mestre de obras para elaborar a lista de materiais necessários. Para garantir que a obra seja concluída no prazo estipulado, é importante negociar o preço fechado do serviço e não os dias trabalhados, que podem gerar atrasos e surpresas financeiras capazes de extrapolar no orçamento.

“O período de obras precisa ser lembrado como um momento importante para a valorização do imóvel e não se tornar um trauma, capaz de postergar reformas necessárias para a ampliação do bem estar dos moradores da casa. Procedimentos simples são capazes de evitar gastos inesperados e problemas de relacionamento com o pedreiro ou mestre de obras”, conclui Juliano Ohta, Diretor de Mercadorias e Marketing de Produtos, da Saint-Gobain Distribuição Brasil.

(Por Saint-Gobain) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo