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Acredito que assim como eu, você deve ter notado que quase todos os dias saem matérias a respeito de iniciativas bem sucedidas de empresas que utilizam as mídias sociais e recebem grandes retornos.
De acordo com Associação Comercial de São Paulo, cerca de 17% das empresas paulistanas usam as redes sociais como ferramenta. Dessas, 12% são empresas varejistas.
No Brasil, há dois estudos que buscam avaliar os investimentos em mídia digital. Um deles é o Monitor Evolution, do Ibope. Estimasse que no primeiro semestre de 2009 R$ 746 milhões foram investidos na web. No Bradesco, por exemplo, a sua verba de comunicação digital é dividida, 85% destinam-se a veiculação de mídia online tradicional e sistemas de busca, 10% a produção de peças, hot sites e ações interativas especiais para veiculação, 3% para redes sociais e 2% para móbile marketing e games.
Dados da imprensa hoje anunciou que a Procter&Gamble lucrou com as redes sociais. Dois produtos foram criados de acordo com as necessidades expostas pelos clientes o que acaba gerando receita e o aumento nas vendas desses produtos.
Em 2010 ainda ouviremos muitos exemplos como esse. Ninguém sabe ao certo quais serão o futuro das redes sociais, porém é certo que a forma de se relacionar mudou e as empresas estão atentas a isso.

Tatiana Lacerda Fagundes – Com informações Revista Proxxima (Janeiro/Fevereiro 2010) e Fornal Brasil Econômico (05/04/2010)