>Todo mundo já deve ter tido que responder perguntas como: Você tem Orkut? Me passa seu MSN? Qual é o seu Twitter? Você viu o que postaram naquele blog? E no mundo dos negócios não é diferente, as redes sociais tem ganhado grande espaço.
Com o acesso ao telefone celular e as mídias sociais pela internet, percebemos que as relações de poder mudaram e hoje o consumidor tem o controle. Grandes varejistas já identificaram essas mudanças e usam esses canais para se aproximarem dos clientes atuais e potenciais.

Uma dessas empresas é a Coop – Cooperativa de Consumo, com forte presença na Região do ABC paulista. Está presente no Orkut, com várias comunidades, possui perfil no twitter e um blog. A sua última ação de sucesso foi em 2009 com o evento de corrida e caminhada “Mexa-se” realizado em Santo André. Com a ajuda da internet o evento conseguiu mobilizar cerca de 8 mil pessoas.

Outra empresa que trabalha suas marcas na rede é o Grupo Pão de Açúcar. Todas as marcas estão inseridas no meio digital. A primeira a entrar no Twitter foi a marca própria Taeq. Hoje o Pão de Açúcar adotou o blog como plataforma principal para comunicar junto aos consumidores as iniciativas socioambientais e responsáveis do grupo.
O Professor Vicente Martin Mastrocolo, professor de criação digital e computação gráfica da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), em entrevista para a revista Supermercado Moderno, reforça que essas ferramentas existem para o diálogo e não para o monólogo. Ao passo que o consumidor interage, a empresa precisa estar apta para responder.

Essas iniciativas das empresas pelas redes sociais foi tema amplamente discutido na última convenção da NRF em Nova Iorque, realizada em Janeiro deste ano.

Tatiana Lacerda com informações Revista Supermercado Moderno – Fev 2010 e Super varejo – Jan/Fev 2010