Capitalizando o crescimento das vendas de comércio eletrônico impulsionado pela pandemia, a Mirakl , provedora de plataformas para marketplace on-line, e o Grupo Pão de Açúcar (GPA), maior varejista do setor alimentício da América do Sul, lançaram no Brasil uma nova iniciativa de comércio eletrônico usando os recursos da Mirakl Marketplace Platform. Com essa ação, o GPA vai expandir sua principal linha de supermercados on-line no Pão de Açúcar (paodeacucar.com) e no Extra (clubeextra.com.br), incluindo novas categorias de produto, como itens para casa, brinquedos, artigos para bebê, saúde e beleza, pneus, entre outros, para oferecer aos clientes uma seleção mais ampla de opções do varejista em que confiam.
Maior companhia do varejo de alimentos e mercadorias em geral do Brasil, o GPA lidera um negócio avaliado em U﹩ 14 bilhões com mais de 1.000 lojas físicas. Com o novo marketplace, a empresa será capaz de ampliar com eficiência seu sortimento on-line de produtos e aumentar sua fatia de gastos dos consumidores (share of wallet), oferecendo a eles uma seleção mais vasta de produtos e categorias provenientes de vendedores terceirizados supervisionados, com entrega direta.
O lançamento do marketplace do GPA chega em um momento extremamente oportuno para o líder varejista. As vendas on-line de alimentos no Brasil tiveram uma elevação de 63% em 2019, com uma tendência de crescimento ainda mais acentuado em 2020 por conta da migração dos consumidores para compras diárias on-line. Como a solução da Mirakl é pronta para uso, facilita um lançamento (time-to-market) rápido e assegura um ROI acelerado, o GPA está muito bem posicionado para capitalizar essa importante onda de crescimento.
“O marketplace vai aprimorar a experiência de nossos clientes com a maior oferta on-line de alimentos e bebidas do setor, além de expandir enormemente as demais categorias, oferecendo uma experiência abrangente e completa em um único lugar, que abrange desde verduras a móveis”, afirma Romain Deconninck, gerente geral do marketplace do GPA. “Nossa meta é ter a melhor experiência do mercado com marketplaces, tanto para vendedores quanto para clientes, e assim conquistar a preferência de ambos. Sabíamos que precisávamos das melhores soluções para garantir alta qualidade operacional e capacidade de expansão. A plataforma da Mirakl oferece as funcionalidades mais robustas, com o menor time-to-market e também uma abordagem de sucesso junto aos clientes muito interessante.”
O lançamento do marketplace do GPA está sendo possível em parte por conta de uma parceria entre a Mirakl, responsável pela única plataforma SaaS para marketplace, que dá a organizações B2B e B2C a capacidade de lançar e fazer crescer um marketplace empresarial em escala, e a SAP, líder global em soluções para comércio. Com base no conector pré-construído da Mirakl, clientes usando o SAP Commerce Marketplace Management by Mirakl, como o GPA, podem lançar rapidamente um marketplace completo com integração de vendedores e gestão de catálogo de produtos simplificados.
A base de clientes da Mirakl no Brasil está crescendo rapidamente – a empresa registrou um crescimento anual de 300% no Brasil e, com o lançamento do marketplace do GPA, conta agora com dois dos maiores varejistas do Brasil como cliente. Esse lançamento vem na esteira da histórica rodada de financiamento Série D de US﹩ 300 milhões da Mirakl, que vai impulsionar mais investimentos no mercado brasileiro.
“Como uma das marcas mais reconhecidas e confiáveis do Brasil, o GPA está muito bem posicionado para liderar a revolução dos supermercados on-line no país e lançar um marketplace que vai garantir a continuidade de seu sucesso”, afirma Adrien Nussenbaum, CEO e cofundador da Mirakl nos Estados Unidos. “A parceria com o GPA é uma forte evidência de que solução da Mirakl, líder de mercado, é capaz de promover a próxima geração de comércio eletrônico no Brasil, na América Latina e em nível mundial. Estamos honrados em ajudar empresas com visão de futuro a transformar marketplaces em realidade e esperamos poder apoiar um número ainda maior de varejistas brasileiros nos próximos meses e anos.”
(Por FSB Comunicação)