A pandemia do novo coronavírus deve fazer do Natal de 2020 o mais online da história. É o que aponta um estudo inédito feito pela Verizon Media, empresa de mídia e tecnologia, com consumidores brasileiros e europeus. No recorte Brasil, o levantamento revela que 51% dos entrevistados desejam comprar seus presentes de Natal de maneira online e que 44% estão inclinados a participar de celebrações virtuais (via chamada de vídeo). A compra dos itens da ceia, contudo, ainda deve ser presencial: 62% planejam comprar os produtos diretamente nos supermercados.

Ainda segundo o estudo, 76% dos participantes não pretendem viajar na data neste ano e 71% não programam fazer a tradicional visita ao Papai Noel nos shoppings e eventos temáticos. Além disso, 54% estimam passar o Natal na própria cidade, com familiares e amigos próximos, e 49% desejam fazer reuniões com poucas pessoas, para evitar aglomeração. Do ponto de vista de gastos, 63% pretendem desembolsar menos do que no ano passado, 37% planejam gastar mais ou o mesmo, 21% estimam investir o mesmo valor e 16% pretendem consumir mais do que no Natal de 2019.

No que diz respeito à Europa, o levantamento revela dados semelhantes: 40% dos entrevistados pretendem comprar seus presentes de Natal de maneira totalmente online (apenas 31% dos participantes programam escolher as lembranças de maneira presencial). e 64% não planejam viajar neste ano. Além disso, 40% esperam passar o Natal apenas com a família ou amigos próximos e 36% estimam festejar a data em grupos pequenos.

O estudo revelou também que 52% dos participantes não pretendem fazer parte de festas de Natal presenciais e que 16% estão inclinados a aderirem a celebrações virtuais. Como complemento, 54% não pensam em fazer a tradicional visita ao Papai Noel e 21% programam enviar os presentes pelo correio, ao invés de entregar presencialmente.

O levantamento da Verizon Media foi realizado entre os meses de julho e agosto de 2020 com 12 mil consumidores de oito países: Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia, Dinamarca e Brasil.

CONSUMO MAIS PERSONALIZADO E ENVOLVENTE

Para Leonardo Khéde, Head of Sales da Verizon Media, os números apontados pela pesquisa revelam a oportunidade que o atual cenário oferece às marcas para criar conexões verdadeiras com os consumidores. “Neste contexto, a tecnologia é uma grande aliada na criação de entregas e iniciativas mais envolventes, personalizadas e menos impessoais. Experiências imersivas que proporcionem às pessoas viver no ambiente digital as sensações que elas estavam acostumadas a sentir no mundo físico”, analisa.

Um outro levantamento da Verizon, realizado em agosto, na Europa, revelou que 59% dos entrevistados entre 18 e 24 anos afirmam gostar quando as marcas “se conectam” com eles de maneiras novas e inovadoras. No recorte para Brasil (sem foco em uma faixa etária específica), o estudo mostrou que 41% dos consumidores afirmam gostar de propagandas que transmitem mensagens positivas e que 30% esperam serem impactados por ações publicitárias que ajudem a trazer uma sensação de normalidade dentro do atual contexto. “Nesse sentido, as iniciativas envolvendo vídeos, realidade aumentada e 360 graus são as que têm apresentado os melhores resultados junto aos consumidores, principalmente pelo fato de oferecer às pessoas a experiência de testar os produtos sem sair de casa”, explica Khéde.

(Por Verizon Media)