Moda e tecnologia estarão lado a lado nos dias 10 e 11 de dezembro. Na ocasião, será realizado o primeiro hackathon de moda do Brasil, durante o festival WeAr e com patrocínio da C&A. O evento vai reunir makers, desenvolvedores, designers, estilistas, profissionais de criação e estudantes ligados ao universo da moda e tecnologia, em uma maratona de quase 30 horas, propondo o desenvolvimento de wearables (tecnologia vestível) além de novas experiências e formas de criar e produzir.
As inscrições para o Hackathon WeAr + C&A já estão abertas e podem ser feitas por profissionais de todo o Brasil, por meio do site da iniciativa, até 3 de dezembro.
Os 40 participantes selecionados serão divididos em equipes de três a cinco pessoas, que terão como desafio criar e produzir um item conceitual ou que esteja pronto para ser produzido para o mercado em grande escala. Para tanto, os presentes vão contar com o auxílio de mentores especializados em moda e tecnologia, como o estilista Dudu Bertholini, que darão suporte na modelagem da ideia, prototipagem e com soluções em softwares e processos. Além disso, serão disponibilizados equipamentos de confecção, hardwares e componentes para a produção das peças.
O vencedor será escolhido por uma mesa de jurados, composta por profissionais da área de moda e varejo, que vai avaliar os projetos segundo critérios de criatividade, design, execução, viabilidade de produção e verificar se a peça é eco-friendly. Cada integrante da equipe vencedora ganhará um vale-compra de R$ 1 mil da C&A. Como os projetos vão ganhar visibilidade da equipe comercial da marca, poderão ser futuramente negociados e comercializados.
(Por NoVarejo – ) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM