As lojas de bairro estão entre as preferidas dos seniores nos segmentos de vestuário e farmácia, além de liderar entre os supermercados, com 20% de menções, à frente de Extra (18%) e Carrefour (17%). Renner (19%) e Casas Bahia (32%) despontam como preferidas, respectivamente, nos varejos têxtil e de eletro. Entre as farmácias, Ultrafarma (17%) fica com o maior destaque, seguida por Drogasil e farmácias de bairro, ambas com 14%.
As constatações são da pesquisa Geração 6.0, realizada pela Officina Sophia Retail, em parceria com o Centro de Inteligência Padrão (CIP), para conhecer a relação da terceira idade com o varejo e identificar necessidades não atendidas.
Pontos de melhoria nas lojas – Todos os perfis identificados pela pesquisa têm queixas semelhantes quanto aos fatores que deixam a desejar no ponto de venda. Os assuntos mais recorrentes entre as reclamações são a falta de atendentes treinados para dar explicações sobre produtos e de etiquetas dos preços com letras maiores, além de ar-condicionado com temperaturas mais agradáveis.
Metodologia – A Officina Sophia Retail elaborou o estudo em abril, com 300 entrevistas online, em parceria com o painel eCGlobal, abrangendo homens e mulheres, acima dos 60 anos, pertencentes às classes A, B e C (Critério Brasil).
(Por Officina Sophia Retail) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM