As vendas do varejo relacionadas ao próximo Dia dos Namorados (12/6) deverão registrar queda de 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo estimativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). A data é considerada uma das principais do calendário varejista brasileiro e deve movimentar R$ 1,8 bilhão – o equivalente a 3,5% do faturamento esperado para todo o mês de julho.
“Essa retração é resultado do aumento do desemprego, aliado à elevação do custo do crédito e à queda da confiança dos consumidores. Esses fatores têm inviabilizado qualquer recuperação das vendas nos últimos meses”, avalia o economista da CNC Fabio Bentes.
Principal carro-chefe das vendas associadas ao Dia dos Namorados, o segmento de vestuário e acessórios deverá registrar perda real significativa de 8,7% em relação à mesma data do ano passado. A mesma tendência de queda das vendas deverá ser seguida pelo ramo de informática e comunicação (-10,5%). Por outro lado, menos dependentes do crédito, as lojas de artigos pessoais e utilidades domésticas (-3,1%) e as farmácias e perfumarias (-0,6%) deverão registrar perdas menores.
O estudo revela ainda que, dos 25 bens e serviços mais consumidos no Dia dos Namorados, sete tiveram reajuste significante, acima do IPCA-15 acumulado nos últimos 12 meses. Entre os destaques estão bombons e chocolates (+13,8%).
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM